Empresas de grande porte precisam se preocupar com uma série de fatores para manter o fluxo de atividades. Além de contar com um planejamento estratégico bem estruturado e ter uma equipe financeira alinhada para enfrentar momentos de crise econômica, contar com uma boa gestão logística deve ser uma das prioridades para lidar com a compra de produtos, o armazenamento e também a distribuição das mercadorias.
A pandemia do Covid-19, por exemplo, é um contexto desafiador para as empresas. Os gestores precisaram se adaptar, adotando medidas que colaborem para o aumento do faturamento e a redução de custos, de modo que os negócios sejam impactados de maneira menos agressiva, destacando-se no mercado.
Sendo assim, continue a leitura e entenda a importância da gestão logística.
O que é a gestão logística?
Resumindo de forma muito simples, esse processo, que também é conhecido como cadeia de suprimentos, consiste em controlar a execução de todos os processos relacionados ao pedido de um cliente ou ao recebimento de mercadorias.
Trata-se de uma cadeia de processos que envolve diversas atividades fundamentais para o planejamento, o controle e a execução do fluxo de um produto. Inicia na aquisição de matéria-prima para a produção, passando pela distribuição, até que, finalmente, chega ao consumidor final.
Se essas operações forem executadas de forma eficaz, a empresa terá resultados positivos, evitando desperdícios e aumentando a produtividade de seus setores.
Quais são os benefícios para a empresa?
A gestão logística proporciona uma série de benefícios, e um deles é a gestão 360°. Com esse processo, é possível visualizar todas as etapas envolvidas na cadeia, desde a armazenagem até a entrega ao cliente final.
Outro benefício é o ganho de agilidade e eficiência, uma vez que os processos serão desenvolvidos de forma mais eficaz, contribuindo para que os profissionais identifiquem falhas e façam a correção a tempo.
Toda a operação logística das empresas que adotam esse tipo de gestão é pensada prezando pela maior eficiência no menor tempo possível, aumentando a precisão e a qualidade das entregas. Por fim, ela também possibilita o acompanhamento em tempo real de todos os carregamentos que estão em curso.
Qual é a relação entre gestão logística e lucratividade?
Dê atenção à eficácia dos processos
É fundamental usar a tecnologia para mapear e acompanhar toda a execução das atividades, desde o momento em que uma mercadoria chega ao estabelecimento até sua entrega ao consumidor final.
Melhore o controle de estoque
O controle de estoque também depende muito da tecnologia. Existem ferramentas que facilitam o registro de entradas e saídas, bem como a verificação das quantidades existentes no galpão.
Esse processo evita perdas decorrentes do vencimento ou da deterioração dos produtos. Além disso, ajuda a evitar compras desnecessárias ou a falta de algum produto solicitado por um cliente em processo de compra.
Preveja a demanda
A previsão de demanda feita de forma correta evita que a sua empresa corra o risco de ficar sem determinado item para satisfazer as necessidades dos clientes.
A falta de um único item pode fazer com que o consumidor prefira adquirir o pacote completo com outro fornecedor capaz de suprir sua necessidade. Por isso, a previsão de demanda deve ser feita constantemente de modo a evitar que o estoque fique sem um produto que tenha saída frequente.
Em contextos como os atuais, o provisionamento torna-se ainda mais importante. Como houve mudanças no perfil dos consumidores, também pode-se encontrar reflexos na cadeia de suprimentos, exigindo que as empresas antecipem a demanda e resolvam gargalos de forma mais efetiva.
Tenha um bom relacionamento com os fornecedores
A previsão de demanda está diretamente relacionada ao contato com vários fornecedores. Em razão do distanciamento social adotado por grande parte da população brasileira, determinados nichos precisaram parar as suas atividades. Ao mesmo tempo, as empresas que continuaram com demanda precisaram reduzir as suas equipes.
Nesse contexto, contar com um bom relacionamento é imprescindível, justamente para se ter condições de fazer um melhor planejamento da compra de mercadorias.
Além disso, como estamos tratando da lucratividade de um negócio, é importante que essa relação com fornecedores também proporcione bons preços de compra dos itens mais importantes. Ou seja, a empresa precisa ter uma alta capacidade de negociação para conseguir os melhores preços e condições de pagamento, bem como um prazo de entrega que não prejudique o estoque do seu negócio.
Para tanto, é fundamental investir no bom relacionamento com os fornecedores. É importante que sua empresa sempre cumpra a parte dela nos acordos, mantendo os pagamentos em dia, para que seja possível fazer novas negociações.
Foque na satisfação do cliente
A existência da gestão logística não teria sentido se ela não focasse na satisfação do cliente. Afinal, não adianta executar certos procedimentos se, na ponta da linha, não existirem benefícios para quem gera a receita da empresa.
É preciso lembrar ainda, que em um período no qual os clientes estão repensando seus contratos, demonstrar preocupação com a experiência deles é uma estratégia fundamental para a saúde da sua empresa, contribuindo para que ela seja menos afetada ao final da pandemia.
Automatize as operações
É impossível pensar em um negócio que não tenha suas operações automatizadas, especialmente quando o assunto é a gestão logística. A tecnologia proporciona mais agilidade e praticidade para os processos, otimizando a entrega e impactando diretamente a satisfação dos clientes. Isso favorece novas vendas e aumenta o faturamento, contribuindo para a lucratividade.
Por fim, é fundamental que o gestor entenda que esse processo não é uma despesa desnecessária. É um investimento que se transforma em um grande diferencial competitivo para a empresa.
Usar a gestão logística colocará seu negócio em outro patamar em relação aos concorrentes, proporcionando crescimento ao longo dos anos, tudo isso de forma sólida e duradoura. Em períodos desafiadores, é essencial buscar alternativas dentro de seu negócio para que possa oferecer entregas de qualidade, o que contribuirá para que as metas preestabelecidas no planejamento sejam alcançadas com êxito.
fonte: bloglogistica.com.br/