APRENDA JÁ COMO OTIMIZAR A LOGÍSTICA DO SEU NEGÓCIO!

Para que seu e-commerce alcance o sucesso, é necessário o alinhamento de diversos processos. A otimização logística é essencial para que o cliente seja sempre atendido da melhor forma, com produtos, prazos e valores corretos. Portanto, otimizar os processos dessa área significa reduzir custos e satisfazer seus consumidores cada vez mais.

Diante do exposto, você deseja aprender como otimizar a logística de seu negócio? Então, confira ao longo deste conteúdo algumas dicas sobre como implementar essas ações.

Por que otimizar a logística do seu negócio?

Antes de prosseguirmos para as dicas práticas, é preciso que você entenda a importância de investir recursos nesse processo de aprimoramento logístico de maneira constante em seu negócio. Para a produção e comercialização de bens e serviços, é preciso que os gestores fiquem atentos a diferentes atividades dentro da empresa, como marketing, produção, atendimento e vendas.

Porém, devido à própria natureza do setor, aspectos como prazo de entrega, qualidade e integridade física do produto enviado ao consumidor são itens que têm um peso ainda mais relevante no processo de compra.

Assim, a otimização logística é essencial para tornar as atividades de distribuição ainda mais eficientes, reduzindo custos, proporcionando maior satisfação à experiência dos consumidores com o negócio e promovendo uma melhoria na percepção do mercado sobre a sua empresa e a fidelização do seu público. Agora que visualizamos o porquê da otimização, observe a seguir as dicas principais para executá-la.

Uso da tecnologia

A logística no e-commerce abrange uma grande variedade de processos, desde o recebimento de itens até a distribuição deles. A tecnologia é uma grande aliada do gerenciamento de todas essas atividades. Existem diversas alternativas de soluções tecnológicas no mercado, como os ERPs (Enterprise Resource Planning). Esse tipo de ferramenta possibilita a gestão de todos os setores em uma interface única, o que torna os processos mais ágeis e precisos.

A grande vantagem dos ERPs, além da integração dos diferentes departamentos de uma empresa, é a facilidade com que a informação sobre cada setor pode ser coletada e transformada em relatórios gerenciais que, por sua vez, vão servir de base para a tomada de decisão da empresa. Dessa forma, é possível monitorar indicadores importantes de desempenho que afetam não apenas a logística, mas as demais áreas da empresa.

Comunicação com o cliente

É extremamente importante que o cliente sinta que a empresa se preocupa com a experiência que ele tem com a marca. Apostar em um CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) é uma boa alternativa, pois ele garante a atenção no pós-venda. É interessante enviar os dados sobre a compra, fornecer o rastreamento da entrega e, inclusive, pedir por uma avaliação de seu serviço.

Essas ações podem garantir melhorias no atendimento, fidelização de clientes e aumento nos lucros. Por meio dos CRMs, a sua empresa conta com uma base sólida de informações relevantes para traçar o perfil do seu público-alvo. Esse fato, aliado à análise do histórico de compra do cliente, permite traçar estratégias mais inteligentes para o fomento de novas vendas e novas formas de abordagem para cada consumidor.

Escolha da transportadora

Uma dica sempre relevante para otimizar a logística é ter contato com mais de uma transportadora, pois isso permite a escolha daquela mais adequada aos objetivos de seu negócio. Avalie fatores como os preços, as distâncias e as políticas. Dessa forma, você pode oferecer ao seu cliente os melhores prazos e preços, permitindo a ele a escolha das melhores condições de frete.

Verifique também a existência e a qualidade dos seguros disponíveis na contratação. Afinal, a sua empresa precisa estar protegida no caso de ocorrerem sinistros e outras situações, como acidentes, extravio ou roubo das suas mercadorias. É importante notar que as transportadoras mais eficientes atuam com as melhores coberturas do mercado, garantindo ao lojista mais segurança em relação ao transporte dos seus ativos.

Monitoramento dos resultados

É necessário monitorar o desempenho das operações para que exista a avaliação dos resultados e seja possível formular planos de ação para corrigir possíveis falhas. Com isso, o nível de serviço é elevado e o cliente sai mais satisfeito. Nesse caso, a tecnologia também pode ajudar, com sistemas que armazenam os dados históricos das operações.

Como citamos nos itens anteriores, ferramentas como ERP, CRM e outros softwares gerenciais são aliados importantes para o acompanhamento dos chamados KPis (indicadores de performance) e para a tomada de decisão dos administradores.

Gestão de processos

No e-commerce, sua loja recebe pedidos de diferentes localidades, durante as 24 horas do dia. A empresa deve estar atenta ao volume dos pedidos para atender bem aos clientes e melhorar a imagem da sua marca. Por isso, uma gestão de processos eficiente é tão importante.

Portanto, é preciso que a sua empresa aposte na capacitação dos funcionários envolvidos nas atividades logísticas, por meio de treinamentos específicos ou palestras de conscientização, para a disseminação das melhores práticas a serem executadas pela equipe.

Centros de distribuição

Uma maneira importante de otimizar a logística do seu negócio é alugar galpões logísticos em localizações estratégicas, para tornar a distribuição dos produtos ainda mais eficiente. Galpões desse tipo, principalmente os construídos em condomínios logísticos, são excelentes alternativas para reduzir custos e ainda agregar mais vantagens à sua operação.

Isso ocorre porque tais empreendimentos geralmente se posicionam em localizações privilegiadas, com fácil acesso às principais vias de um centro urbano. Assim, o seu e-commerce agrega valor à experiência do consumidor, permitindo entregas mais rápidas e políticas de frete diferenciadas.

Integração de processos

Como as vendas no e-commerce passam por diversos processos, uma boa dica para otimizar a logística é gerir de forma unificada, promovendo integração entre todas essas etapas. Para isso, é preciso ter uma visão holística de seu negócio, dando a todos os setores a devida atenção. Sua loja virtual fica cada vez mais próxima do sucesso logístico quando há dedicação em todas as atividades: transportadoras, plataformas, fornecedores, sistemas e muitas outras.

Manter uma loja virtual é muito mais do que expor seus produtos na internet. Essa ação envolve várias atividades que devem ser muito bem alinhadas. Lembre-se de que a logística é considerada a espinha dorsal do e-commerce. Seguindo nossas dicas, você verá muitos resultados positivos em seu negócio.

Fonte: www.bloglogistica.com.br/

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